terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Marketing para Pequenas e Médias Empresas PMEs

Em geral as PME’s (pequenas e médias empresas), assim como alguns profissionais liberais, acreditam que Marketing não é para elas, ou então, que fazer marketing é simplesmente produzir um folheto, um cartaz ou uma promoção reduzindo preços. Tudo isso pode até fazer parte de alguma estratégia, mas obviamente o marketing é muito mais amplo e algo que sua empresa pode e deve ter acesso.



Se olharmos o Marketing como uma ciência voltada para o entendimento do consumidor e a satisfação de suas necessidades, talvez fique mais fácil compreender todas as suas possibilidades.
Entender o consumidor significa conhecê-lo mesmo, saber quem é ele, como decide suas compras, como prefere pagar, onde mora, se ele se preocupa com o ambiente da sua loja, com a comodidade que você oferece… enfim há uma gama de informações importantes a serem identificadas que poderão ser utilizadas posteriormente para criar um relacionamento mais amplo entre você, seu produto e seus clientes. Esta é base do marketing.
Como você pode perceber, até agora não falamos de fazer nenhum folheto ou banner! Quer dizer então que é só isso, conhecê-lo para melhor atendê-lo? Não, não é somente isso, mas eu diria que “isso” é a parte principal, a mais importante e de tão óbvia, normalmente, não é praticada pelas empresas… infelizmente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário