Há mais de 20 anos os empreendedores pautam seus negócios em metodologias consagradas do marketing, que se convencionou chamar de 4 Ps. Hoje, com o fortalecimento do marketing e o entendimento de sua importância, fala-se em 7Ps de Marketing, um modelo mais útil em ambientes saturados de informação. Vamos conhecê-los:
- Produto: É o núcleo é "a coisa". Se o produto está com defeito, todo o resto irá falhar.
- Preço: Possui grande impacto sobre o nível de satisfação do cliente, mas isto não significa que quanto maior barato melhor. Muitas vezes, pagando um preço mais elevado torna um cliente mais satisfeito.
- Praça: Significa oferecer um diferencial, agregar valor (utilidade) para o cliente. Quem gostaria de viajar 900 km para ter um jantar ou fazer compras, mesmo que isso tem um preço muito competitivo ou uma qualidade super?
- Promoção: Desempenha um papel na percepção do público-alvo sobre o seu serviço ou produto. Isto não significa apenas redução de preço, existem muitas e muitas formas de promoção.
- Pessoas: Exemplo? O melhor alimento pode não parecer tão saboroso se a garçonete está de péssimo humor.
- Processos: São importantes para proporcionar um serviço de qualidade. Isto independe se o produto trabalhado é tangível ou intangível.
- Percepção: Evidências que podem afetar a satisfação do cliente.
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