terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Plano de Marketing para PMEs


"Planejamento estratégico, significa encontrar oportunidades atraentes e desenvolver estratégias de marketing rentáveis." 

Caso tenha se identificado com esta frase, significa que você está passo a frente de seus concorrentes e já entendeu que marketing é uma ferramenta para todos e não apenas para grandes corporações.

Para entender porque sua empresa precisa de um plano de marketing, é importante salientar que o marketing não cria hábitos de consumo, mas estimula a compra de produtos ou serviços que satisfazem a alguma necessidade do consumidor (consciente ou inconsciente). Uma campanha publicitária não irá criar a vontade do consumidor ter um determinado produto se, dentro dele, não existir uma pré disposição de consumi-lo.

Entendendo a forma como o marketing atua, fica fácil de compreender a importância analisar o cliente, o mercado e seus concorrentes, pois é a partir da análise do meio que teremos base para elaborar um plano de marketing com foco em resultado.

Propósitos do plano de marketing, FERRELL (2000, p.26):

1. Explica as situações atuais e futuras da organização, incluindo análise SWOT e análise do desempenho anterior da empresa;
2. Especifica os resultados esperados (metas e objetivos), de maneira que a organização possa antecipar sua situação no final do período de planejamento;
3. Descreve as ações específicas que devem ser adotadas, de maneira que possa ser atribuída a
 responsabilidade por cada ação, o que ajuda a assegurar a implementação das estratégias;
4. Identifica os recursos que serão necessários para a execução das ações planejadas;
5. Permite o monitoramento de cada ação e seus resultados, facilitando assim a implementação dos controles. A avaliação dos resultados alcançados fornece as informações para o reinício do ciclo de planejamento no período seguinte.

A VIDVERSO atua na consultoria e elaboração de estratégias de marketing para pequenas e médias empresas. Solicite uma visita! contato@vidverso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário