quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONCEITOS ERRADOS SOBRE MARKETING

A maioria das pequenas e médias empresas possuem um conceito errado sobre marketing, dessa forma mal aproveitando ou mesmo ignorando essa ferramenta gerencial. Para entender sua importância basta partir do princípio que grandes empresas gastam milhões para promover seus produtos com sucesso.

Você pode perguntar: “Eles têm grandes valores para tal!”, porém se você utilizar os conceitos de marketing da forma correta, olhando como um investimento de rentabilidade, um pequeno valor pode trazer muito resultado.
Esqueça a errada ideia de que fazer marketing é colocar um anúncio em uma revista, fazer um folder ou ter um site. Estes itens são ferramentas inseridas em um plano maior e estruturado de marketing que buscar entender as percepções e satisfazer as necessidades do consumidor.

O QUE É MARKETING?

Esqueça tudo que já lhe disseram sobre marketing e foque somente em um único conceito definido por um dos maiores nomes do marketing mundial, Kotler. Para ele MARKETING é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica qual mercados-alvo serão melhor atendidos por sua empresa, ajuda de decisão sobre produtos e serviços que mais se adequam o mercado atuante. Marketing pensa no cliente e atende o cliente.

O QUE NÃO É MARKETING?

1) MARKETING não é divulgação

Será que divulgar seu produto em uma revista é a melhor alternativa? Será que o jornal do bairro será fundamental na divulgação de sua empresa? Será que montar um site “bonito” irá atrair novos clientes? A RESPOSTA É NÃO!!!
Não basta divulgar e achar que vai vender muito apenas com isto, você precisa entender onde seu cliente está, o que ele consome e qual a melhor forma de despertar seu interesse para o produto.

Um site, por exemplo, pode ser bonito mas de nada irá adiantar se não for funcional. Estar nas redes sociais de nada andianta se você não souber como chegar o cliente-chave via web e quais informações devem ser postadas.

2) MARKETING não se trata de um gasto desnecessário

Existem muitos e muitos empresários com o primitivo pensamento de que basta abrir um comércio, expor os produtos da forma que quiser e esperar os clientes chegarem. Acham que quem deve ir até eles são clientes e nunca o inverso.
Como dissemos antes, o MARKETING para os grandes empresários é uma ferramenta fundamental e que merece altos investimentos, porque para o pequeno e médio empresário seria diferente? Errado está aquele empresário que imagina a ficácea do marketing ligada a altos investimentos ou ao investimento em divulgação. Soluções simples e de baixo custo podem trazer grandes resultados desde que inseridas em um plano estratégico.

3) MARKETING não é apenas vender e pronto

Alguns empreendedores que fazem bons esforços para atrair e vender os produtos ou serviços ofertados. Infelizmente, assim que o cliente sai e simplesmente o esquece, focando apenas em vender ao próximo cliente e depois ao outro que vier após ele. Então, num belo dia de verão, chega outro empresário e se instala bem ao lado, oferecendo o mesmo produto, porém um pouco mais caro. O primeiro nem se preocupa, achando que seu preço mais baixo garantirá suas vendas, quando na verdade vai perdendo gradativamente seus clientes. Isso porque o novo vizinho, mesmo cobrando mais, oferecia muito mais suporte para os clientes depois que estes efetivavam a compra, fornecendo assistência técnica, troca facilitada, consultoria para a melhor compra e descontos para os mais assíduos. Ele entendia que o marketing não se preocupa somente na venda em si, mas sim em estabelecer relações sólidas com seus clientes, participando de suas vidas positivamente.
Vender é primordial, mas deixar seu cliente satisfeito, fidelizá-lo, trabalhar ações para que o mesmo retorne é fundamental. Vender é para vendas, o marketing oferece ferramentas para que a equipe comercial trabalhe.


Autora: Titi Vidal

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