segunda-feira, 16 de abril de 2012

Faça uma Comunciação "Clean"!

A tendência da publicidade atual é “fala menos e mostrar mais”.Foi a época que para vender era necessário colocar muitas fotos, muitas cores ou grandes textos e chamadas. A busca por um layout mais “clean”, seja na elaboração de um site ou em uma publicidade impressa (folder, frontlight, anúncio etc) é cada vez mais alta nas agências de publicidade.

Você entende o conceito de comunicação “clean”?

Não tem nada haver com a utilização da cor branca, mas com um conjunto de informações elaboradas e aplicadas de forma limpa. Ser clean é saber fazer um layout forma harmônica que não fique pesado para os olhos, que seja agradável a quem olha e que ao mesmo tempo prenda a atenção do seu público-alvo.


Por falar em público-alvo, lembre-se na falta de tempo das pessoas e na correria do dia-a-dia que atinge públicos dos mais diferentes segmentos de mercado. As pessoas desejam obter a informação rapidamente, uma comunicação simples e objetiva, ágil e prática além algo que realmente desperte seu interesse. Muito texto, muita cor, muita foto, muito “splash” mais atrapalham que ajudam.

Não venho aqui discutir a questão de cores frias, quentes, layouts calmos ou agressivos, mas coloco em questão a poluição visual que muitas empresas ainda adotam por achar que isto aumentará as vendas. Nossa experiência mostra exatamente o contrário, como já disse, o segredo é “falar menos e mostrar mais, ser simples e objetivo” assim como a vida dos nossos consumidores.

Resolvi escrever alguns tópicos que vão lhe ajudar a ser “clean”em suas comunicações.
Esqueça suas idéias sobre designer
Independente de ter ou não experiência nesta área, todos temos uma pré-consepção sobre o melhor designer. O primeiro passo talvez seja o mais difícil: esquecer os vícios e se concentrar unicamente na criação que está por vir. Visite sites, blogs, leia as propagandas das revistas, folhetos folders e tantas outras comunicações que temos contato. Analise sua estrutura pois com certeza você verá algo diferente.

Visite outros mundos
Sair de sua área de atuação e analisar a comunicação de grandes e pequenas empresas de outros segmentos de mercado, é uma ótima alternativa. Muitas vezes um segmento todo pode estar “alienado”a uma linha de comunicação e fazer diferente pode ser o diferencial que procurava.


Coerente e Objetivo
Ter uma idéia criativa, nem sempre é ter uma idéia inovadora e, principalmente, pertinente. Quando buscamos uma boa chamada para nosso anúncio ou uma imagem interessante, é preciso que tudo se encaxe e transmitam uma única idéia.

Harmonia (cores, imagens e textos)
É muito importante é que haja um balanceamento na criatividade para a definição dos componentes visuais e textuais que comporão o layout.

Que saber mais? Mande seu e-mail! contato@vidverso.com.br.
Bons Negócios!