Alguns empresários acreditam que investir em propaganda é jogar dinheiro fora. Provavelmente, esses empreendedores não tiveram retorno a partir de anúncios e estratégias de marketing porque a campanha publicitária não foi bem planejada. Foi o que aconteceu com uma ouvinte do programa de rádio da Rede de Conhecimento Faça Diferente, que escreveu para os consultores do Sebrae para contar que já havia anunciado sua marca em vários veículos e o resultado teimava em não aparecer. A especialista em mercados do Sebrae Nacional, Patrícia Mayana, explicou que é preciso divulgar o produto ou serviços nos lugares frequentados pelo público alvo ou nas revistas, jornais e sites lidos pelos consumidores a serem conquistados.
Isso quer dizer que você, empresário, deve elaborar estratégias de marketing direcionadas. Não basta gastar dinheiro com anúncios no maior jornal da sua cidade se o perfil dos seus clientes não condiz com a linha editorial da publicação. Muitas vezes, as campanhas mais simples são as mais eficazes. Você tem um comércio em um bairro residencial? Que tal colocar panfletos na caixa de correio dos moradores? Ou quem sabe, inventar uma promoção que beneficie os vizinhos do estabelecimento? Essa é uma solução simples, barata e eficaz.
Conhecendo o público alvo
O primeiro passo que qualquer empresário deve tomar antes da criação de uma campanha publicitária é pesquisar sobre o público alvo. Quantos anos têm? São homens ou mulheres? Onde moram? Onde trabalham? São de qual classe social? Onde vão nos momentos de lazer? Quais são seus hobbies? Que jornais e revistas leem? Acessam quais sites? A partir dessa análise, é possível determinar qual será o meio de divulgação mais adequado para a sua empresa.
Vamos imaginar uma empresa que vende produtos de beleza feitos artesanalmente. Qual é o público alvo? Mulheres adultas de classe média e alta. Que tal publicar um anúncio em um caderno do jornal local especializado em saúde e bem estar do público feminino? O dono dessa empresa também poderia elaborar panfletos a serem distribuídos em clínicas de estética, academias, shoppings. Esse empresário poderia, inclusive, travar parcerias com os donos desses estabelecimentos. A nova aluna da academia de ginástica ganharia um sabonete na hora da matrícula. Se ela gostar do produto, o empreendedor terá conquistado uma cliente.
Vamos partir para outro exemplo. O proprietário de uma oficina mecânica deseja investir em propaganda. Mas esse empresário possui um diferencial. Seu negócio é voltado para as mulheres. Ele oferece cursos de mecânica e possui atendimento e serviços diferenciados para as motoristas que geralmente se sentem um peixe fora d’água nas oficinas comuns. Adianta investir em anúncios no caderno de veículos do jornal local? Pode até adiantar, mas seria muito mais eficiente publicar propagandas em sites e jornais dedicados às mulheres, tendo em vista que os cadernos especializados em veículos geralmente são lidos mais pelo público masculino.
Marketing Direto
Uma boa maneira de se certificar de que seu público alvo ficará sabendo das oportunidades oferecidas pela sua empresa é apostar no marketing direto, ou seja, em propagandas entregues diretamente ao consumidor. Nessa modalidade, se encaixam a publicidade enviada pelo correio, conhecida como mala direta, as mensagens transmitidas por e-mail e mesmo os telefonemas que você pode dar aos seus clientes para oferecer novos produtos.
A vantagem do marketing direto é que o cliente não necessita fazer esforço nenhum para receber seus anúncios. Não é preciso comprar jornal, revista e nem acessar site. Afinal, de quem é o maior interesse em levar as ofertas para os consumidores? Da sua empresa! Quando você passa a não mais depender da iniciativa dos compradores e elabora uma campanha publicitária baseada no marketing direto, aumentam as chances de o consumidor prestar atenção nas suas ofertas.
Comunicação sistêmica e permanente
É muito importante que sua marca esseja permanentemente visível ao seu cliente. Você, empreendedor, não deve investir em propaganda apenas nos momentos de promoções e lançamentos. Envie e-mails e mensagens pelo correio em datas comemorativas, como aniversário, dia das mães, dia dos pais, natal, etc. Mostre ao consumidor o quanto ele é importante para sua empresa. Assim, ele sempre se lembrará da sua loja quando precisar de um produto que você oferece.
Essas são estratégias eficazes para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já frequentaram seu estabelecimento. Assim como um relacionamento amoroso depende de demonstrações diárias de carinho e atenção, a relação que você mantém com o consumidor depende de incentivos constantes para ser duradoura e lucrativa para ambos os lados. Reflita sobre essas dicas e aprimore a forma como você se comunica com sua clientela.
fonte: http://www.facadiferente.sebrae.com.br/2009/09/30/estrategias-de-marketing-direcionadas/