Por mais
que o B2B e o B2C busque compreender o comportamento de compra, no meu
entendimento o foco central ainda está no produto isto é, o produto X é
consumido por outras empresas e produto Y é consumido pelo cliente final.
Alguns artigos ainda defendem uma terceira divisão, o B2E (Business-to-Employee) advento a internet e
intranet.Horas! Se nós somos atuantes no mercado, seja como empresas ou
consumidores finais, e hoje mais do que nunca se fala em “compreender o
consumidor” e “entender suas necessidades”, é preciso repensar esta divisão. Independente de ser B2B ou B2C, estamos
falando de seres humanos com vontades, experiências, sonhos, potencial e
emoções; seres humanos que erram, com dúvidas e incertezas e que são a
engrenagem principal de qualquer organização. Estamos em fase de
compartilhamento de experiência e valores onde o foco não está mais nos
produtos, mas no cliente e nas suas necessidades.
É através deste
pensamento que começo a ouvir nos debates corporativos uma nova sigla que
substitui as já citadas: o H2H (human to human), algo mais simples
porém de alta abrangencia.
O marketing
evoluiu para um marketing one-to-one onde n ossos clientes desejam ser respeitados e falar de igual
para igual, clientes com personalidade única que se reflete no dia a dia, na
compra e na venda. Estou falando de relações, troca de experiências,
conhecimento mútuo, sinergia e aproximação.
Pensar no consumidor como Ser Humano significa o social e o marketing trabalhando juntos para personalizar conversas individuais, bem como proporcionar experiências globais compartilhadas onde multidões com valores comuns podem se beneficiar. A grande ferramenta auxiliadora deste processo é a internet e suas redes sociais, que também buscam na diversificação das funcionalidades e ferramentas, se adequar a personalidade de cada Ser Humano.
Pensar no consumidor como Ser Humano significa o social e o marketing trabalhando juntos para personalizar conversas individuais, bem como proporcionar experiências globais compartilhadas onde multidões com valores comuns podem se beneficiar. A grande ferramenta auxiliadora deste processo é a internet e suas redes sociais, que também buscam na diversificação das funcionalidades e ferramentas, se adequar a personalidade de cada Ser Humano.
Muito iremos debater e ouvir sobre o H2H, mas neste início de processo onde os debates sobre o tema estão engatinhando, entendo que o H2H significa compreender o indivíduo na sua totalidade respeitando suas qualidades e potenciais, suas possibilidades de falhar e errar e seu dom de compreender e perdoar.
Dentro do marketing acredito que este conceito será refletido através de uma comunicação genuína, simples, personalizada e realizada com humildade e compreensão de que somos todos Seres Humanos multidimensionais e naturalmente complexos, ainda que se esforcem para manter a simplicidade.
Nosso desafio como Seres Humanos é encontrar, entender e explicar
o complexo em sua forma mais simplista. Isto significa que, as empresas ao trabalharem as ações de
marketing devem buscar o comum na nossa humanidade e falar à língua que seu
público está esperando.
Fonte de pesquisa
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://socialmediatoday.com/bryan-kramer/2115561/there-no-more-b2b-or-b2c-it-s-human-human-h2h&prev=/search%3Fq%3Dh2h%26biw%3D1366%26bih%3D643
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